5 MÁQUINAS DO TEMPO FAMOSAS
- Thainá Ferreira, editora
- 23 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Se você pudesse viajar no tempo, para que época iria? Passado ou futuro? O que você mudaria?
A temática de viagem no tempo tem sido bem explorada na ficção cientifica ao longo das décadas e também na distopia, por isso reunimos aqui umas das 5 máquinas do tempo mais famosas no cinema e na literatura. Esperamos que você curta a viagem ao longo dessa matéria, recheada de recomendações interessantes. Boa leitura!

1º A Máquina do tempo – H. G. Wells
Você já leu A Máquina do Tempo de H. G. Wells? Não? O que está esperando? A Tópos tem uma edição novinha da obra aguardando por você lá na aba de produtos.
Esse clássico mundial de 1895 é o primeiro e mais importante romance moderno sobre viagens no tempo. Na história, um cientista mostra aos amigos o protótipo de uma máquina capaz de viajar no tempo, mas ninguém acredita nele, o que era de se esperar não é mesmo? Após uma nova reunião marcada, os amigos o encontram em um estado preocupante, com as roupas rasgadas, a face cansada e mais envelhecida e então ele começa a narrar a jornada que realizou. Unindo ficção cientifica a distopia, A Máquina do Tempo possuí fortes críticas ao rumo que a sociedade do Séc. XIX estava tomando, e o mais curioso é que ainda se aplica a nossa sociedade. Surge então a pergunta, o que acontecerá com nós no futuro?

2º Vingadores: Ultimato
Falar sobre viagens no tempo sem citar a aclamação mundial seria quase como cometer um crime. No último longa dos Vingadores, a famosa sequência cinematográfica que reúne os heróis mais poderosos dos quadrinhos da Marvel, tivemos a surpresa (para aqueles que não são adeptos a teorias ou que não ouviram os spoilers) da temática sobre viagens no tempo. Graças ao herói mais brilhante segundo eu mesma, Tony Stark, os protagonistas descobrem a formula capaz de ajuda-los a viajar no tempo para recuperar as joias da alma antes do vilão Tanos, e assim restaurar a ordem e trazer de volta à vida a grande parcela da população que desapareceu.
Além dos efeitos especiais e toda a ficção cientifica envolvida, podemos encontrar uma mensagem importante no filme. Os seres humanos são falhos, dizimá-los poderia ser uma saída? Sim. Quer dizer, não, isso seria errado. Porque ao mesmo tempo que falhamos, nós somos a chave para um mundo melhor.

3º De Volta para o futuro
O que você faria se voltasse para a época que seus pais eram estudantes e pudesse modificar a história de sua família e até sua própria existência? É assim que inicia a trilogia de filmes que iniciou em 1985 e é um clássico atemporal sobre viagens no tempo. O protagonista Marty McFly acaba sendo cobaia do excêntrico cientista Doc Brown em uma experiência e precisa encarar inesperadamente uma viagem através das décadas, cheia de complicações e riscos. Nos longas ele visita o passado, o futuro e é tentado a modificar eventos importantíssimos, o que resulta em uma série de confusões. Se você gosta dessa temática e ainda não assistiu aos filmes, fica a recomendação.

4º Doctor Who - TARDIS
A série é antiga, sua primeira temporada lançou em 1963 mas conquista os fãs de ficção cientifica até os dias de hoje. Ela conta a história de um alienígena do planeta Gallifrey, o Doutor (exatamente, apenas Doutor, sem nome e sobrenome), que é um Senhor do Tempo. Ele é capaz de explorar o universo através de uma nave espacial nomeada de TARDIS e também pode regenerar antes de morrer, mudando sua aparência física e personalidade, mas preservando suas memorias e lembranças. Essa característica permitiu que a produção da série durasse por muito tempo e que 13 atores diferentes interpretassem o personagem. Isso mesmo, já tivemos um total de treze Doctors.

5º Click – O controle remoto
Acredito que ao menos 60% das pessoas tenham assistido essa comédia hollywoodiana de 2006, que traz a adaptação da máquina do tempo para os tempos modernos em forma de controle remoto. Sim, um controle! Quando Michael Newman (o protagonista) recebe o objeto “mágico”, ele pensou que tinha encontrado a solução para todos os seus problemas. O que ele não imaginava é que os poderes sairiam de controle, comprovando que mexer com a linha temporal pode ser arriscado. Confesso que já quis esse controle, pular direto para os melhores momentos da vida pode ser tentador, mas ao mesmo tempo compreendo a mensagem clara do filme, de que todos os momentos devem ser vividos, os bons e os ruins, pois eles fazem parte de nossa história e de quem somos. Todos são fundamentais.
A ficção cientifica pode nos trazer lições preciosas e também fazer críticas ao avanço tecnológico utópico como solução das coisas. É exatamente isso que essas histórias reforçam, a importância da trajetória para que possamos evoluir. O que aconteceu infelizmente não pode ser modificado, mas foi essencial para construir que somos hoje. Mas calma, nem tudo está perdido, você ainda é livre para escolher como será amanhã. Diferente do passado, o futuro está em nossas mãos.
Espero que tenha gostado da nossa lista e que se divirta lendo e assistindo nossas recomendações.
Até a próxima!
Comments