COISAS QUE ACONTECERAM EM 2020 QUE COMPROVARAM QUE VIVEMOS UMA DISTOPIA
- Thainá Ferreira, editora
- 23 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Uma das únicas certezas desse ano é que 2020 entrará para história. O ano que está finalizando foi totalmente inesperado e repleto de acontecimentos marcantes que nunca imaginamos vivenciar. Listamos aqui alguns dele que comprovam que vivemos em uma distopia.
Mas antes de tudo, você sabe o que é uma distopia?
Distopia é a palavra formada pelo prefixo dis (doente, anormal, dificuldade ou mau funcionamento) mais topos (lugar) que em um sentido literal, significa a forma distorcida de um lugar. Distopia pode ser classificada como a “utopia negativa” caracterizada por representar um lugar de extrema opressão, privação, desigualdade e autoritarismo, é o reflexo de um lugar repleto de falhas sociais e políticas, onde não há harmonia e sim desespero, onde ao invés da liberdade existe alienação.
Mas Tópos, vivemos realmente uma distopia esse ano? Nossa sociedade pode não ter se tornado em uma sociedade distópica de fato, mas características dessa temática são facilmente encontradas em nosso cotidiano. São essas características e acontecimentos que listaremos a seguir. Fique ligado.

Covid – 19
Eu não poderia começar sem falar dele.
São muitas as histórias de ficção científica e de teor distópico que falam sobre um vírus mortal que se espalha pelo mundo. Um exemplo é o filme Contágio (2011), Eu sou a lenda (1964), o livro A realidade de Madhu (2014) e outros. Se me falassem que iniciaríamos a década com uma pandemia, eu nunca acreditaria. Ninguém acreditaria, pois, a última pandemia que vivenciamos aconteceu em 2009, a onze anos atrás, sendo esta a H1N1 (Gripe Suína).
O Covid-19 atingiu os países em uma velocidade assustadora e modificou nossa forma de viver. Devido a ele as pessoas não podem se aglomerar, o contato humano deve ser limitado e tudo isso desencadeou consequências drásticas na economia, no convívio social e na forma como milhares de atividades são exercidas. Isso sem falar nas consequências psicológicas agravadas na quarentena e o sentimento do caos.
Felizmente a taxa de propagação do vírus tem diminuído, mas ainda é uma situação instável e perigosa. Por isso, sempre tome todos os cuidados e precauções. Proteja sua vida e das pessoas que você ama.
Se tem uma lição que podemos aprender nessa situação em que estamos vivendo, é a valorizar as coisas simples da vida, como a nossa rotina de trabalho ou de estudo, a importância das relações e do contato humano.

Black Lives Matter (Vidas Negras importam)
Na distopia podemos encontrar movimentos sociais e rebeliões em resposta a opressão da sociedade e do governo vigente. Esse ano, em maio, presenciamos um movimento extremamente importante e necessário, o Vida Negras importam (Black Lives Matter) que surgiu nos Estados Unidos mas alcançou todo o mundo.
A origem desse movimento aconteceu após um ato de racismo de um policial branco que deveria proteger as pessoas tal qual a sua função, mas que ao invés disso preferiu asfixiar um homem negro, desarmado, de forma covarde, causando assim seu óbito. O assassinato de George Floyd, que foi gravado por uma câmera de segurança, causou revolta nos estadunidenses que saíram na rua para protestar sobre o crime e principalmente, sobre o racismo que tira milhares de vidas diariamente. As pessoas não deveriam ser mortas por sua cor de pele, não deveriam sofrer qualquer forma de preconceito pela sua melanina. Vidas negras importam.
Os protestos duraram dias e o mundo todo se sensibilizou com a causa pois o racismo infelizmente não é restrito a um único lugar, ele está presente na sociedade humana. Movimentos assim são importantes para que as vozes dessas pessoas possam ser ouvidas e não mais oprimidas. Para que cause mudanças.
Talvez seja utópico achar que isso resolverá as coisas, mas lutar por um mundo melhor é o mínimo que podemos fazer como seres humanos. Como nas histórias de distopia, lute pela liberdade, lute por uma sociedade justa, seja nas menores ações e atitudes, e o mundo que você pretende alcançar talvez se transforme um dia na sua realidade.

Ciclone no Brasil
Eventos climáticos que causam devastação são típicos de histórias distópicas que abordam sobre o fim do mundo. Mas calma, os ciclones que assolaram o Brasil não chegaram a esse nível, mas causaram impactos assustadores e até o óbito de algumas pessoas.
No final de junho o sul e sudoeste do país foram surpreendidos com a passagem do ciclone Bomba. Ele levou chuvas fortes e rajadas de vento com mais de 100 km/h e até neve para os locais atingidos. Sim, nevou no Brasil. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os estados mais afetados.

Incêndios na Austrália e no Pantanal brasileiro
Ainda sobre questões climáticas de grande proporção, 2020 foi marcado por uma das piores temporadas de incêndio da história, com incêndios na Austrália e no Pantanal brasileiro. Milhares de animais morreram e o fogo devastou milhões de hectares de terra e de mata. A natureza clama por socorro.
2020 não chegou ao fim ainda, mas foi um ano de muitos acontecimentos que pareciam tirados de um livro, nem todos negativos, mas alguns que nos deixarão marcas profundas.
A Tópos deseja a todos muita saúde, força, e perseverança para passar pelos momentos sombrios, se cuidem todos. Nenhum inverno dura para sempre. Esperamos por dias melhores e enquanto eles não chegam em sua totalidade, que possamos aprender a ser pessoas melhores, mais sustentáveis, e a apreciar a felicidade que existem nas pequenas coisas que nos cercam.
Até a próxima!
コメント